Inicial /Blog / Na agroindķstria: contaminantes em carnes podem ser detectados por meio de Raio-X. Produto serŠ dest

Na agroindķstria: contaminantes em carnes podem ser detectados por meio de Raio-X. Produto serŠ dest

A excelência na indústria de alimentos no Brasil passa pelo cumprimento de padrões nacionais e internacionais, relativos à segurança alimentar.

Na agroindķstria: contaminantes em carnes podem ser detectados por meio de Raio-X. Produto serŠ dest

A excelência na indústria de alimentos no Brasil passa pelo cumprimento de padrões nacionais e internacionais, relativos à segurança alimentar. Entre eles, estão os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), referente à presença de materiais estranhos nos alimentos: a tolerância é rígida e admite corpos estranhos em produtos de no máximo, dois milímetros.

No segmento de produção de carne, essa norma torna-se especialmente relevante. Um exemplo é o do processamento do peito de frango,  onde detectar a presença de ossos ou qualquer outro material que comprometa a qualidade do produto, é essencial. Essas medidas não apenas salvaguardam a saúde dos consumidores, mas também protegem a reputação das marcas envolvidas.

Neste sentido, o mercado vivencia uma fase de avanços tecnológicos na indústria que oferecem controle refinado na detecção dos chamados contaminantes.

A Soma Solution, empresa que distribui produtos voltados para inspeção industrial, está trazendo ao mercado brasileiro novidades que auxiliam as empresas nesse processo. Entre eles está o Raio-X AICON SCAN XR-500 Poultry, projetado para detectar corpos estranhos menores que 1 mm, entre eles ossos em cortes que já, "teoricamente" deveriam estar "limpos", mas por alguma falha, passaram pelo processo produtivo.

Ele também identifica a presença de materiais metálicos, de vidro, pedras, cerâmicas, plásticos densos e outros resíduos. A identificação minuciosa é ágil, permitindo a remoção imediata dos produtos comprometidos na linha de produção, automaticamente.

Gilberto Inácio Dick, diretor operacional da Soma Solution, destaca a importância dessa tecnologia: "Durante o processo de manipulação, o alimento pode receber um contaminante indesejado. Alguns são do próprio produto, como os ossos das carnes. A forma de encontrar um pedacinho de osso que possa ter ficado no meio de um corte de carne é através do Raio-X. O equipamento detecta a matéria sólida, tornando-a visível para a máquina. A tecnologia de Raio-X é a mais avançada técnica para a inspeção de alimentos inclusive em um cenário 4.0, ao possibilitar armazenamento de dados em software para possível rastreabilidade". 

Conforme o diretor, o Raio-X da Poultry compõe a nova linha de produtos da Soma Solution, a Soma Inspection Solution, marca que será apresentada ao mercado na edição 2023 da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro). O evento será vitrine para o debate do tema, bem como para a apresentação de soluções disruptivas. A Mercoagro acontece em Chapecó/SC, entre os dias 12 e 15 de setembro.

A apresentação do produto para a indústria faz com que a Soma Solution antecipe ao país uma tendência internacional, considerando que o uso do equipamento é mais comum - e uma exigência - para as grandes empresas exportadoras, principalmente das que negociam com Ásia e Europa”.

Ainda, para Dick, além de identificar a presença de contaminantes, o uso de equipamentos de alta performance na indústria de alimentos também garante a segurança alimentar, uma preocupação central no setor. "Garantir a segurança dos produtos alimentares garante a saúde dos consumidores, mantém a confiança do público e cumpre regulamentações rigorosas", destaca. É importante lembrar que a contaminação dos alimentos é um problema social, conforme a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que estima que 30% da produção total de alimentos no mundo é perdida devido ao desperdício relacionado ao descarte de alimentos em bom estado ou à perda ao longo da cadeia produtiva, com prejuízos significativos nos países em desenvolvimento.

 

Detector de Metais

Na Mercoagro, a Soma Solution também apresenta o detector de metais Soma Inspection Solution, fabricado na Alemanha e distribuído pela empresa em todo o Brasil. Esse equipamento realiza uma inspeção minuciosa em toda a linha de produção, identificando contaminantes como pregos, parafusos e pedaços de metal antes ou após a embalagem dos produtos. 

 

SOMA SOLUTION

Fundada em 1999, a Soma Solution fornece equipamentos de codificação industrial, como jato de tinta, laser, termotransferência, marcação permanente por micropuncionamento; sistemas de visão e leitores de códigos; detectores de metais; checadores de peso; raio-x e produtos para automação industrial. 

O Grupo, com matriz em Chapecó e unidades espalhadas pelo Brasil, destaca-se não apenas pelos seus produtos, mas também pelo suporte pós-venda de alta qualidade, com uma equipe de mais de 40 profissionais qualificados. Essa expertise levou seus líderes a projetarem um crescimento de 53% a mais neste ano em comparação a 2022. Para outras informações, acesse https://www.somasolution.com.br/.

 

MAIS INFORMAÇÕES

O evento será em Chapecó, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Parque da Efapi. São esperadas a participação de 650 marcas, 228 expositores e um montante de 160 milhões de dólares em novos negócios. Sobre a Mercoagro, https://mercoagro.com.br/

Solicite um orçamento agora mesmo

Solicite um orçamento agora mesmo

Sua empresa está preparada para o futuro da indústria?

Chapeců - SC

(49) 3323-0656
(49) 9 9132-7355

Rua Moscou 150 E
Bairro Líder

S„o Leopoldo - RS

(51) 3588-5500
(51) 3588-0076
(51) 9 9635-0081

Rua Tomaz Edison, 677
Bairro São João Batista

Joinville - SC

(47) 3207-1630

R. Pavão, 45
Bairro Costa e Silva

Curitiba - PR

(41) 3023-0656
(41) 3022-0656
(41) 9 9206-0656

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 2259
Bairro Boqueirão

Toledo - PR

(45) 3378-6020
(45) 9 9115-7251

Av. N. Sª de Fátima 455
Bairro Jardim Porto Alegre

MaringŠ - PR

(44) 3112-0253

Av. Jinroku Kubota - 3677
Bairro Bom Jardim

Valinhos - SP

(19) 3929-0631

Rodovia Municipal dos Andradas, 1662