Representando 10,8% do PIB brasileiro, a indústria de alimentos gera quase 2 milhões de empregos formais. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da exportação de industrialização e coloca sua bandeira em 190 países.
Representando 10,8% do PIB brasileiro, a indústria de alimentos gera quase 2 milhões de empregos formais. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da exportação de industrialização e coloca sua bandeira em 190 países.
Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) confirmam a potência nacional, mas também indicam que só se mantêm na ponta países que apostam em soluções que prezam pela qualidade, pela segurança e pela sustentabilidade, ao mesmo tempo que investem em inovações para atender à demanda de mercado. Tudo isto do começo ao fim da linha de produção.
Ampliando o portfólio e preocupada em atender à gestão de contaminantes nos parques fabris, a Soma Solution, fornecedora de produtos e soluções em codificação industrial, acaba de lançar mais um produto. Trata-se do Detector de Metais Soma Inspection Solution, fabricado pela alemã Pulsotronic, pioneira na solução para a indústria de alimentos, plásticos e reciclagem.
“O nosso detector é produzido na Alemanha e tem três anos de garantia”, confirma Gilberto Inácio Dick, diretor operacional da Soma Solution. O produto já está sendo comercializado, com distribuição em todo o Brasil, e atenderá principalmente a indústria alimentícia e agroindústria em geral, e também outros segmentos, como a indústria de plástico.
A solução faz um “pente fino” em toda a linha de produção. “Ele é instalado para inspecionar produtos alimentícios na linha de produção, antes ou depois de sua embalagem”. Na prática, significa dizer que consegue identificar contaminantes importantes, como pregos, parafusos e pedaços de metal. Sem um detector de metais, este tipo de contaminante indesejado poderia chegar na mesa do consumidor, e o que é pior: causando problemas à saúde e dores de cabeça à fabricante. Vale lembrar: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contaminantes em alimento são “agentes biológicos, físicos ou químicos que são introduzidos no alimento de forma não intencional e que podem trazer danos à saúde da população”, e que o uso de meios de controle para evitar que isso ocorra é obrigação das indústrias.
O ingresso do detector incrementa a lista de serviços e soluções do Grupo Soma Solution. Serão comercializados itens que atendem às especificidades das empresas, como os detectores de metais tipo “túnel em esteira” (que são instalados em esteiras que transportam produtos); pipeline para produtos bombeados e pastosos (instalados diretamente em máquinas que fazem embutidos, como salsichas em geral, linguiça, mortadela); “Queda Livre”, para produtos a granel (colocados na saída dos espaços de armazenagem de produtos); e também detectores planos, instalados abaixo das esteiras transportadoras, usados especialmente na indústria de plástico e reciclagem.
Faz parte do pacote: a compra de qualquer solução já congrega a vinda de treinamentos e orientações. “São mais de 40 profissionais qualificados, e um dos nossos diferenciais é justamente o pós-venda. Não temos robô do outro lado do telefone. O cliente tem o contato direto do técnico, o que facilita a comunicação assertiva”, sublinha Gilberto.
(51) 3588-5500
(51) 3588-0076
(51) 9 9635-0081
(41) 3023-0656
(41) 3022-0656
(41) 9 9206-0656